sábado, 30 de abril de 2011

O antes é muito importante

Hoje ao conversar com umas meninas aqui na base, me lembrava de algumas coisas que passaram antes de eu me casar - como uma espécie de tratamento, ou melhor dizendo, preparação para esta etapa tão importante na minha vida.
Na verdade, antes mesmo de eu e Toby nos conhecermos, Deus já havia começado esse processo em mim. Sentia que Ele me falava a respeito de relacionamento, de esperar, de estar com a pessoa certa. Cada situação que passava, cada coisa que vivia, servia para me moldar e remodelar também. Quando entramos num relacionamento sério, do tipo pra sempre, a gente tem que deixar muitas coisas de lado, abrir mão de si mesmo pra fazer o outro feliz. E quando não aprendemos essas coisas antes, acaba sendo muito doloroso aprender isso na força. Por isso acredito que Deus quer e tenta (porque também depende de nós querermos), nos preparar para vivermos dentro de um matrimônio feliz. E sinto que foi exatamente isso o que me aconteceu.
São muitos detalhes na verdade, e algumas coisas bem legais que eu quero compartilhar mais tarde. Mas eu posso lembrar de muitas vezes quando tive conversas muito legais com pessoas já casadas me aconselhando para o casamento, momentos em que eu tinha que dizer não ainda que minhas emoções diziam outra coisa, e também situações aonde senti que meu passado estava sendo resolvido - como relações reatadas, perdão liberado e entrega dos meus sonhos e planos nas mãos de Deus.
Enfim, vejo que nada do que me passou foi em vão, e que Deus sabia que era necessário eu passar por esse tipo de preparação, porque muitas coisas eu pude enfrentar de uma maneira menos dolorosa e mais sábia. Porque o que pode acontecer quando entramos numa relação despreparados, ou não avisados daquilo que é possível passar quando duas pessoas vivem juntas, é que acabamos nos decepcionando com a idéia que temos de um casamento perfeito. Por isso, encorajo à todos que se deixem ser tratados, curados e mais do que nada - preparados para essa fase tão linda da nossa vida, cheia de supresas, com muitos altos, alguns baixos, mas que se torna mais fácil de vivê-la quando entramos nela sabendo de todas as possibilidades que possam acontecer, e as alternativas que teremos de como enfrentá-las.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Eh maridão

Além de perfeito, meu marido é padeiro, cozinheiro, de mão cheia. Que sorte a minha viu. Não sei se é só porque ele gosta muito, ou se é porque tem fome e resolve fazer algo, ou se eu que estou falhando na cozinha..rs. Acho que a primeira alternativa é que está correta. (Ele acaba de dizer que faz porque gosta. Rs.)
Agora à noite, ele fez "Crepas de banana", com leite condensado e canela. Hummm. Isso já virou tradição aqui em casa. Dia de domingo, ou à noite durante a semana, quando estamos descansando, ele sempre faz. E o melhor de tudo, é que ele é rápido na cozinha, faz tudo num piscar de olhos. Eu posso até conseguir fazer o mesmo, mas demoro o triplo do tempo.

Várias pessoas já provaram, e nunca ouvi alguém reclamar, pelo contrário, só elogios. Fica muito gostoso, e um café é o melhor acompanhante. A receita é simples - faça panquecas, corte bananas em rodelas, recheie as panquecas com a banana, cubra com leite condensado e canela em pó. 
De novo - rápido, fácil e muuuuuiiiiitttttooooo gostoso!

Existe melhor maneira de dizer "eu te amo"?

domingo, 24 de abril de 2011

meu amor voltou

Ah que bom ter meu esposo de novo em casa...
Ele tá cansado da viagem, então vai ficar em casa enquanto eu vou com a equipe de adolescentes no centro da cidade, pra fazer evangelismo. Só que tem uma condição: ele vai dobrar a roupa que lavei, rs.
Bom ter ele aqui de novo...rs

sábado, 23 de abril de 2011

Direto do forno...


Torta 3 pingos

Hoje eu estou sozinha com o Johan Diego em casa, até amanhã à noite, porque o Toby está acompanhando uma equipe de adolescentes num povoado indígena, há umas duas horas e meia daqui. Foi um dia tranquilo na verdade - brincando, vendo tv, indo na base da Jocum, enfim, acho que o Johan estava até bonzinho demais, pra estar longe assim do pai dele,rs.
Mas agora à tarde resolvi inventar alguma coisa pra comer, e o Yoyo me ajudou, rs. Fiz uma torta salgada, bem simples e rápida. 
A receita é fácil:
3 ovos
1 xíc de óleo
2 xíc de leite
2 xíc de far. de trigo (eu usei metade normal e metade integral)
1 col fermento em pó
3 col queijo parmesão ralado
É só bater tudo no liquidificador, acrescentando os dois últimos ingredientes no final; e sal, pimenta, óregano ou outro condimento à gosto. Depois despejar a massa numa forma untada, colocando por cima o que você quiser -  eu coloquei brócolis, milho e queijo, porque era o que tinha, rs. Fica bom com tudo - presunto, carne moída, frango desfiado, atum. Asse em forno médio, uma meia hora ou até ficar dourado. É só verificar se está assado com um palito ou garfo - se sair limpo, já está pronto.
Ficou bonito e gostoso - o Johan bateu palminhas quando provou, rs. E comeu um pedaço antes de ir dormir.

Depois foi a miinha vez - fiz um smoothie de abacaxi com leite condensado, e comi um pedaço da torta 3 pingos, relembrando os velhos tempos quando fazíamos essa torta lá em casa, com minha família. Humm.

domingo, 10 de abril de 2011

Smoothie - você conhece?


Vocè já provou smoothie antes? É uma ótima opção nos dias quentes - muito gostoso e refrescante, além de  rápido e fácil de fazer. O sabor pode variar, dependendo do que tiver na fruteira ou freezer, porque pode fazer tanto com fruta fresca, quanto congelada, como morangos por exemplo. 
Esse da foto é feito com 1 banana, ca. 250gr de morango congelado e um pouco de água (1/2 - 1 copo), você pode regular como quer a consistência. É só bater tudo no liquidificador e pronto. Acrescente açúcar, se quiser. Não é igual à sucos ou vitaminas, que são bem líquidos; a diferença do smoothie é que ele é mais grosso, tipo milkshake, quase como um sorvete meio derretido.
Eu já provei diversos sabores: com frutas vermelhas, abacaxi, manga e côco, e açaí também. Na verdade, é só ser criativo e inventar novos sabores. Aqui em casa gostamos muito, e quem adora mesmo é o pequeno Johan Diego - que faz umas caras super engraçadas, quando suga rápido e fica com a boca gelada, rs.

Filme Rio - pra rir e refletir



A animação em 3D, produzida pelo brasileiro Carlos Saldanha, é uma homenagem à Cidade Maravilhosa - com suas cores e rítmos, deixando qualquer brasileiro mais que orgulhoso. Além de super engraçada, trata muito bem a questão do tráfico ilegal de animais silvestres, nos levando a refletir sobre esse tema tão importante.
O filme retrata muito bem a alma de todo brasileiro - com futebol e muito samba! As músicas estão demais, dá vontade até de dançar no meio da sala do cinema, rs.
É um entretenimento pra toda a família - os pequenos e grandes vão adorar!


sábado, 9 de abril de 2011

Hoje você já disse "eu te amo"?

Durante a semana a gente corre pra lá e pra cá, trabalhando, cuidando de casa e filho, fazendo tudo pra que as coisas estejam em seu lugar, a fim de que possamos aproveitar melhor o final de semana. É aí quando podemos descansar, quem sabe dormir um pouco mais e fazer as coisas que mais gostamos. 
Talvez não saia tudo como planejado -o  fiho acorda cedo do mesmo jeito, e chorão, rs. A casa está uma bagunça e você sente aquele desespero enorme de ter uma empregada doméstica 24/7! E você tem que ser criativa e pensar numa comida rápida e gostosa, porque todos estão morrendo de fome.
E por incrível que pareça, as coisas se ajeitam: o tempo passa sem você perceber e já é hora do bebê dormir outra vez, e ele dorme quase duas horas! Você aproveita pra tirar um tempo pra cuidar da aparência ( se depila e faz as unhas! nem lembrava a última vez que fez isso!), depois o maridão toma conta do baby e sai pra passear com ele, enquanto você faz aquele almoço gostoso, e aí você lembra que dessa forma pode dizer à ele, ou à eles, o quanto os ama.
Porque é assim: a gente faz tanta coisa no dia-a-dia, que esquece de dizer, ou demonstrar nosso carinho pra quem está perto da gente. E a minha forma preferida é fazendo algo, tipo uma comida ou sobremesa, ajudando em alguma coisa, ou simplesmente reconhecendo aquilo que o outro fez. 
E hoje foi assim - eu estava preparando um almoço simples, mas especial ao mesmo tempo, acrescentando algumas coisas no arroz, fazendo uma salada gostosa com um toque de arándanos (frutinha vermelha, tipo uva passa) e frango grelhado. Nada demais, mas feito com carinho, quando o meu amor chegou com um buquê de rosas e disse que me amava. Eu aproveitei pra dizer que também queria demonstrar meu amor fazendo aquele almoço.



Podemos fazer isso todos os dias na verdade. Nem precisa ser um prato chique, ou caro, mas se nos lembramos de dizer, que tudo o que fizemos foi porque queremos o melhor, que amamos ao outro, tudo se tornará mais especial e memorável.


Não são lindas? Toda mulher gosta de ganhar flores, nem que seja do próprio jardim da casa. É o suficiente pra nos sentirmos lembradas e amadas. Enfim, cada um de nós podemos e temos nossas maneiras de dizer "eu te amo".
E você, já disse "eu te amo" hoje?



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pra namorar

Pavê


Outro dia fiz pavê, pra servir para os nossos amigos que viriam ver um filme aqui em casa. Mas acabei fazendo bastante, e deu pra fazer também essas duas porções, pra mim e o Toby comermos no outro dia. Ficou bonitinho com esses corações, feitos com chocolate em pó.
A intensão era pra gente comer juntinhos, vendo a tv, ou escutando música, mas como a gente estava morrendo de fome, esperando ficar pronto os pães que o Toby estava fazendo, acabamos comendo a sobremesa primeiro, pra enganar o estômago, rs.
Não foi na hora que eu havia planejado, mas estava uma delícia, e foi bom não esperarmos até o pão ficar pronto, porque não ficou muito bom - o fermento não fez o efeito que deveria, rs.
Aqui nõ é fácil encontrar fermento pra pão - temos que ir à um mercado tipo Makro, que vende  no atacado pra poder comprar. Então vamos ter que esperar até irmos lá pra comprar o fermento, e podermos deliciar outra vez dos famosos pães que o meu amor sabe fazer.

Frases para pensar

Agora à noite, assistindo tv, ouvi algumas frases interessantes, que fazem a gente pensar:

"Aquilo que você não sabe, não te machuca."

"O tempo expõe tudo à luz."

"Quanto mais você sabe quem você é, menos as coisas te afetam."

E você, sabe de alguma frase desse tipo?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um exemplo a seguir

Ontem estivemos em Tuxtla Gutierrez, com todo o nosso grupo da Jocum (somos 12 agora), para fazer a publicidade do curso de Artes e Evangelismo que vamos realizar a partir do dia 15 de abril. Fomos até um canal de televisão, que transmite um programa evangélico ao vivo todos os dias. Apresentamos uma coreografia (Yo voy - "Eu vou" de Fernanda Brum), e depois Marquinhos, nosso líder, deu uma entrevista falando sobre Jocum, Missões e fez o convite pra esse curso.
Depois disso fomos conhecer um pastor de uma igreja no bairro Chiapa Solidário. É um bairro com cerca de 1.200 famílias, muito carente, com a maioria das casas feitas de papelão e chapas de ferro, sem asfalto, saneamento básico, posto de saúde, enfim, um lugar extremamente precário. Esse pastor começou o ministério faz 2 anos, e tem muitos planos e estratégias pra alcançar todo o bairro com o Evangelho. 
A Igreja
A igreja conta com somente 25 membros, mas parece ter muito mais, pelo tanto que eles estão fazendo. Eles têm um salão aonde realizam os cultos, outro lugar para as crianças pequenas, um outro pra crianças maiores, e estão terraplando uma parte do terreno para o que vai ser futuramente uma quadra poliesportiva - porque essa é a estratégia do pastor: alcançar o bairro através dos esportes, já que não existe nenhuma quadra, ou parque na vizinhança.
Imagine um lugar com muitas necessidades, pessoas desempregadas, falta de oportunidades, mas um homem com visão - não uma visão materialista, de ser reconhecido, construir um ministério ou um templo grande,  mas de alguém dedicado verdadeiramente ao Reino de Deus. 
Bairro Chiapa Solidário
Quando encontramos pessoas assim, que realmente amam à Deus e se importam com o bem-estar das pessoas, ficamos impactados e não podemos fazer outra coisa, a não ser nos juntarmos ao que estão fazendo. Estamos orando por esse pastor e desejamos ajudá-lo de alguma forma. Temos pensado em nos mudar para Tuxtla ( por ser mais quente, melhor pra minha saúde), e esse lugar seria um ótimo meio de podermos servir à Deus, estando ainda próximos da base em San Cristobal ( uma hora), e fazermos aquilo que mais gostamos: ajudar pessoas que realmente necessitam.