segunda-feira, 28 de março de 2011

Nam Nam...

Sexta-feira a gente estava morrendo de fome, e como eu adoro inventar moda, não resistí em fazer esse misto-quente gratinado que ví num livro de receitas da minha amiga Maria Helena. Fácil, rápido e muito gostoso. E por falar nisso, a Maria estava aqui e juntas fizemos essa torta de pêssego que também era muito fácil de preparar, rápido e uma delícia!
Misto quente gratinado
 Num refratário coloque pão de fôrma, queijo, presunto e repita outra camada, terminando com pão. Coloque em forno pré-calentado por alguns minutos até dourar um pouco o pão. Faça um molho branco ou um molho 4 queijos e jogue por cima, finalizando com queijo. Asse por mais alguns minutos até ficar dourado.

Torta rápida de pêssego

A torta é muito simples: Triture 200gr de Corn Flakes até formar uma farofa e misture com 1/2 xic de manteiga. Coloque numa forma redonda, apertando com os dedos e asse até dourar. Para o creme use meia lata de leite condensado, 2 col de amido de milho, 1/2 xic de calda de pêssego e metade dos pêssegos de uma lata de 450gr. Bata tudo no liquidificador e cozinhe em fogo brando até engrossar. Deixe esfriar. Coloque o creme sobre a massa e enfeite com o resto dos pêssegos. Termine decorando com chocolate derretido ou calda de chocolate. Melhor deixar umas duas horas na geladeira antes de servir. 

Às vezes a gente têm preguiça, mas vale a pena tentar coisas novas e provar novos sabores.
Bon apetit.


domingo, 27 de março de 2011

Dias maravilhosos

Não pode faltar Havaianas quando a gente está de férias...
Palenque
Misol-Ha
Água Azul
Oxmal
Playa del Carmen 
Muralha de Campeche
Versão mexicana de Fish and Chips - restaurante La Vagabunda
com tostadas de camarão e tacos de peixe.

Foram dias maravilhosos mesmo!

quarta-feira, 23 de março de 2011

segunda-feira, 14 de março de 2011

Finalmente férias!!!

Talvez a gente está exagerando na dose de viagens ultimamente, depois de passarmos dois meses viajando - um mês na Noruega e outro no Brasil. Mas na verdade a gente não passeou muito, nem visitou lugares diferentes, a não ser  Curitiba (3 dias). Estivemos nas casas dos nossos pais, alguns familiares e amigos, e fomos nas nossas igrejas.  Foram dois meses muito corridos, com festas de natal, Ano Novo e vários aniversários. Foi muito bom tudo isso, mas acho que agora sim podemos dizer que vamos tirar férias, finalmente, rs.
É que acabamos de passar duas semanas trabalhando como guias, tradutores, líderes, ou seja lá o nome, com uma equipe de 11 jovens e uma professora da Noruega. Eles estudam drama e teatro em uma escola cristã, e  vieram passar o tempo prático deles aqui, visitando escolas, igrejas, orfanatos e comunidades indígenas, realizando um trabalho evangelístico através de dramatizações, brincadeiras, distribuição de alimento e roupas, visitando diversos lugares e conhecendo as pessoas e a cultura mexicana.
Foi um prazer enorme nosso poder recebê-los, já que é o último ano dessa professora, pois ela vai aposentar-se. Ela gosta muito do Toby, pois ele também estudou nessa escola, e foi obreiro também na área de teatro com ela. Ele já recebeu duas vezes a equipe dela no Brasil, e agora ela vem pra cá pra terminar sua carreira junto conosco aqui no México. Isso é uma honra pra nós mesmo.
E não pára por aí. Por agradecimento por termos recebido e organizado tudo para a equipe nesse tempo aqui, além de traduzir e levá-los para todos os lados, eles nos presentearam com um passeio junto com eles visitando vários pontos turísticos - inclusive eles Palenque e Playa del Carmen (tudo pago!)
Enfim, esse é um presente de Deus, pois há tempo queremos conhecer esses lugares, mas nunca tivemos como. Agora chegou a hora. Que delícia!!


Playa del Carmen



Palenque

sexta-feira, 11 de março de 2011

Hummm que delícia!


Hoje eu e minha amiga Maria Helela estávamos assistindo ao programa da Ana Maria Braga, e ficamos com  água na boca ao vê-la preparando um bife à rolê, recheado com linguiça, alho e patê de presunto, banhado num molho de vinho branco com patê. Parece um pouco estranho usar patê numa comida quente, mas fica muito bom. Pra acompanhar fizemos uma salada de espinafre com tomate, queijo feta e pinhões tostados, temperada com azeite de oliva e vinagre balsâmico; e batatas cozidas com cebola, bancon e ervas.
O resultado foi muito bom. Solta os cachorros!!rs

O meu amor chegou mais tarde super cansado e com fome, depois de um longo dia dirigindo horas e horas pra levar uma equipe de norueguês à uma comunidade indígena, mas por causa de condições extra precária das estradas, sem chegar ao rumo, voltando pra casa todos exaltos depois de empurrarem e puxarem com cordas a van, que ficou entalada no meio de tanto barro. Ainda bem que sobrou um pouco de comida, e ele pôde experimentar um pouco da nossa arte culinária de hoje. Que dia hein!?

quinta-feira, 10 de março de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Passeio no Cañon del Sumidero - Chiapas, México

Ontem estivemos em Chiapa del Corzo, aonde tomamosum barco e fizemos o passeio no Cañon del Sumidero. São 42 kilômetros subindo o rio, entre as montanhas gigantescas de até mil metros. A história desse canion também é um tanto quanto trágica, ao relatar os conflitos entre os espanhóis e os indígenas da região, que para se defenderem e não render-se aos colonos, atiráram-se com suas esposas e filhos despenhadeiro abaixo.
O passeio é de duas horas, e entre as atrações estão crocodilos, macacos, aves, formações geológicas e diversas cachoeiras.

Dia da Mulher

Parabéns à todas as mulheres pelo seu dia! Merecemos ser lembradas por tudo o que somos, o que fazemos  e o que representamos.

Mulher é firme, batalhadora
sabe o que quer, não tem medo de ir em busca dos seus sonhos
Mulher é forte, 
quem disse que ela é o sexo frágil não sabe realmente do que somos capazes
Mulher é amor, carinho
compreende tudo e todos
Mulher sabe o que é dar-se de corpo e alma
por um amor, por seus filhos, por seu trabalho
Mulher é sábia
pode administrar bem uma casa, ou uma grande empresa
Mulher vai lém dos seus limites
enfrenta o que for  pra ser alguém na vida,
para dar o melhor aos seus filhos
pra viver uma grande paixão.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Decidindo nosso rumo

Não é fácil tomar decisões - ainda mais quando elas envolvem tantas coisas ao mesmo tempo. Mas às vezes, a gente tem que pensar naquilo que é prioridade, e deixar o resto em segundo plano.
Devido à essa doença que enfrento, sinto muitas dores, rigidez matinal e debilidade para fazer diversas atividades e tarefas domésticas. Por isso nós temos pensado, analisado e buscado obter de Deus uma resposta clara sobre o que devemos fazer. O lugar em que vivemos é constantemente frio, húmedo (devido aos meses de chuva) e as casas não têm uma boa isolação térmica, o que prejudica ainda mais os sintomas da artrite.
Aqui também não encontramos um bom médico, laboratório ou tratamento adequado, e isso nos deixa um tanto quanto frustrados, porque amamos esse lugar, mas todos os dias são uma luta para nós como família - meu esposo enfrenta comigo essa doença, me ajudando em tudo o que já não posso fazer.
Então estamos num ponto de decisão - ficamos aqui, continuando o projeto social com indígenas e trabalhando em tudo o mais que estamos envolvidos, enfrentando as dores e limitações diárias; ou nos mudamos para um lugar de clima mais agradável, com maior oportunidade de encontrarmos tratamento correto e começar do zero em relação ao nosso trabalho missionário.
Pode parecer simples deixar tudo e irmos pra outro lugar, mas precisamos saber que estamos fazendo o que é certo e que é Deus quem nos guia.
Mas uma coisa é certa - se for pra ficarmos aqui, eu vou melhorar e tudo vai ficar bem. Mas se não, creio que Deus vai nos direcionar ao lugar que Ele tem reservado pra nós.
Não dá pra entender porque tudo isso tem que acontecer, e eu nem quero pensar nisso. Só quero ter paz no meu coração - de que estamos tomando a decisão correta.
Por favor, esteja conosco em oração, e se você tem uma palavra pra nós, será um prazer recebê-la.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sucupira

Amanhã inicio outra vez o tratamento com sucupira (isso mesmo, não tem nada a ver com curupira não). Deixei curtindo no vinho branco durante quinze dias algumas sementes, e vou tomar um cálice todos os dias para o tratamento da artrite reumatóide.
Pra quem não sabe eu tenho sofrido dessa enfermidade há quatro anos já, e uso nos últimos meses Metotrexato, que também é usado no tratamento de câncer. O remédio é forte e pode causar sérios efeitos colaterais, mas como meu caso já está um pouco avançado não posso simplesmente parar de tomar medicamentos. 
Eu pretendo usar os meios mais naturais possíveis nesse tratamento, porque embora o remédio que tomo seja forte, já não faz tanto efeito quanto na primeira vez que usei. Não tinha nenhum sintoma  durante o primeiro ano que usei o Mtx, mas hoje não é igual, eu estou bem quanto às articulações do corpo em geral, mas os punhos são os piores. Sinto que por ter tido dor e rigidez há muito tempo agora, parece que vai diminuindo a elasticidade dos punhos e já não posso fazer coisas que fazia antes, sem falar nas dores que sinto.
Vamos apostar agora nessas sementes de sucupira - que são recomendadas por muitas pessoas, inclusive no programa do Jô e Ana Maria Braga. Acredito que o tratamento natural é eficaz e com certeza tem menores efeitos colaterais. 
Se alguém souber de outras alternativas naturais e saudáveis, por favor entre em contato.
Grata.